A Vacina da Criatividade

O ano de 2020 definitivamente virou o mundo de cabeça pra baixo. É difícil encontrar alguém que não tenha mudado ao menos alguma atitude, comportamento ou hábito, seja no âmbito pessoal ou no profissional, nesse cenário desafiador no qual estamos vivendo. Uma simples ida ao supermercado se tornou um evento para muitos, a maior proximidade com seu núcleo familiar e o trabalho remoto foram grandes dificuldades para outros. O fato é que aqueles que melhor se adaptaram hoje já colhem bons frutos.

Resiliência, reinvenção e transformação. A pandemia exigiu das pessoas ainda mais criatividade para seguirem firmes no novo cenário. O já batido “novo normal”, não caracteriza necessariamente algo que foi totalmente construído do zero. Um novo simples, um simples novo significado. Um novo uso para um novo contexto. Uma nova atitude/ação perante novos desafios e objetivos.

Me arrisco a dizer que o COVID-19 apresentou ao mundo a ‘vacina da criatividade’. Enquanto aguardamos os laboratórios aprontarem com segurança a tão esperada prevenção ao vírus, vimos novos negócios, nem tão diferentes assim, surgindo. Uma pizzaria se transformando num “clube de assinantes de pizza”, uma cafeteria take away, professores alfabetizando crianças por meio das telas, turismo e eventos virtuais.

Pequenos exemplos que mostram que nada surgiu do zero, mas da combinação de ideias, de experiências e de oportunidades já existentes. E é essa sintonia perfeita – a chamada combinatividade – que precisamos entender hoje para termos sucesso nos nossos propósitos de vida e carreira. Um conceito nem tão novo, mas muito presente nesse conturbado 2020.

Concorda que tem sido assim? E como então se preparar para 2021? Ainda não é possível prever o final da história dessa pandemia, mas podemos sim já analisar o que ela nos sugere e transformar aprendizado em mais oportunidades.

Para quem desejar refletir um pouco mais, com o olhar de profissionais de diversas especialidades sobre o tema, também pode conferir os bate-papos que aconteceram no 9º FDTthink, no canal da Fundatec.

Conecte-se e faça combinações diversas. Estude, busque experiências (novas ou velhas ressignificadas). Esteja aberto. Essa é a nova criatividade. Use e abuse dessa vacina.

0 visualização0 comentário