No nosso último vídeo, falamos sobre como o Marketing ajuda as empresas criando valor para a marca.
Falamos sobre a importância de criar uma proposta de valor que desperte interesse dos seus clientes e consumidores.
O que é e para que serve o Posicionamento?
A construção do posicionamento da marca é uma técnica para deixar essa proposta de valor mais evidente.
O posicionamento responde à seguinte pergunta: como eu quero que a minha marca seja lembrada?
O posicionamento é uma forma de “posicionar” uma proposta de valor no mercado. Cada marca deve se posicionar de maneira a se diferenciar dos seus concorrentes.
Antigamente quando não existiam concorrentes, ou se tinha pouquíssimos concorrentes, a marca servia apenas para identificar que um determinado produto foi feito por uma determinada empresa.
O sapato tal foi feito pela empresa xyz. Era isso que a marca dizia.
Com o aumento da concorrência, se diferenciar ficou mais difícil. Não bastava um logotipo diferente do concorrente para se diferenciar. As marcas começaram a trazer outros significados.
O consumidor, tendo mais opções ficou mais exigente. Para evitar a guerra de preços, as empresas buscaram associar atributos aos seus produtos e serviços que a diferenciassem do mercado. Um produto que só oferecesse o benefício básico dificilmente sobreviveria.
Um sapato não serve apenas para proteger os pés. Um sapato confortável faz com que seu dia seja mais leve. Um sapato elegante ajuda a causar uma boa impressão. Algumas marcas usaram técnicas de comunicação para fortalecerem os seus posicionamentos e serem associadas, lembradas, umas pelo conforto, outras pela elegância.
Como sua marca deve ser lembrada?
A Nike construiu seu posicionamento trazendo atributos que remetem à alta performance, excelente desempenho. A Adidas construiu seu posicionamento trazendo atributos relacionados à moda, ao estilo.
Indiscutivelmente as duas produzem calçados de qualidade, têm um preço semelhante… como elas vão se diferenciar?
Como construir seu posicionamento?
Existe uma técnica muito prática que pode ajudar você a tornar claro o seu posicionamento. Nela você diz qual é a promessa da sua marca, as justificativas pelas quais sua marca pode cumprir essa promessa e os atributos que devem estar associados a ela.
Por exemplo, promessa da Nike: Fazer com que você corra mais rápido, ou pule mais alto. A Nike promete te ajudar a ter um melhor desempenho.
A justificativa pela qual ela pode cumprir essa promessa: Ela tem expertise em design de calçados de alto desempenho, utiliza matéria prima de alta tecnologia e desenvolve seus produtos em parceria com atletas profissionais.
Os atributos que ela quer ter associados a sua marca são, inovação, alto desempenho, superação de limites.
Essa é uma técnica simples e poderosa. Quando você estiver respondendo seja honesto, pense o que vai diferenciar você da sua concorrência.
Qual é a promessa que a minha marca faz para meus clientes e consumidores?
O que eu tenho de valor que faz com que eu possa cumprir essa promessa?
Quais são os atributos que eu quero que estejam associados à minha marca?
Tendo essas respostas você poderá direcionar a sua comunicação para que o seu posicionamento fique claro no mercado e as pessoas lembrem da sua marca de uma forma especial.
Construa o seu posicionamento e comunique. Só assim você vai ocupar um lugar especial na mente de quem compra de você.
Ótima semana.
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