top of page

Conhecendo a Organização | Roteiro de Entendimento Organizacional

Muitas vezes negligenciamos a etapa de entendimento organizacional, onde conhecemos as característica da empresa para qual iremos planejar ações de Marketing e Comunicação.

Acabamos atacando diretamente o briefing e esquecemos de levantar informações sobre a empresa para conhecê-la melhor.

Esse entendimento organizacional irá proporcionar uma visão estratégica do negócio, isto é, trará para o profissional uma visão do todo, ampliando o potencial de efetividade do planejamento.

Não se pode depender apenas de um briefing (principalmente no início da relação entre planejador e empresa), pois corrermos o risco de apresentar ações que não estejam alinhadas às características da empresa.

O roteiro a seguir não é um guia definitivo, mas sim uma sugestão de tópicos para ajudar no levantamento de informações sobre a organização.

Quanto mais respostas vocês conseguirem melhor.

Uso muito no dia-a-dia, antes de começar a trabalhar no briefieng é importante conhecer a empresa. Também é muito importante para profissionais de Marketing que estão iniciando uma relação de trabalho em uma organização.

Estes tópicos são fundamentais para a elaboração de planejamento mais complexos, como planejamento estratégico, plano de marketing, plano de comunicação estratégica.

Você pode levantar essas informações conversando com pessoas da empresa, fazendo pesquisas na internet, visitando pontos de venda, visitando concorrentes, fazendo cliente oculto, ou examinando documentos estratégicos como planejamento estratégico.

Quem conhece o negócio e entende a marca terá mais segurança na proposição do plano de ação, unindo a visão da agência, ou do departamento de Marketing/Comunicação à visão do empreendedor.


5 visualizações0 comentário
bottom of page