O que é Marketing? As melhores definições de Marketing.

Reunimos as melhores definições sobre Marketing para que você construa o melhor entendimento a respeito desta importante área do negócio.

Quem nunca ouviu as expressões: “Tal empresa é muito boa de Marketing!”, ou “Preciso fazer mais Marketing do meu produto!”, ou ainda “Isso é só Marketing, o serviço nem é tão bom!”?

O termo “Marketing” está na boca de todo mundo. Seu entendimento mais popular está relacionado à sua função de dar visibilidade a produtos e serviços e apresentar os mesmos de uma forma “encantadora”.

O entendimento de que Marketing serve para fazer produtos e serviços aparecerem, se tornarem conhecidos, lembrados e desejados, não é uma visão errada, mas sim limitada.

Sendo uma área estratégica para as empresas, é fundamental que os Gestores dos Negócios compreendam bem o que é Marketing, para que possam ter a expectativa correta sobre os resultados que ele pode gerar.

Afinal de contas, o que é Marketing?

Pesquisamos diversas definições que podem ajudá-lo a construir o seu entendimento sobre Marketing a partir de diversos pontos de vista:

“Marketing é o processo de atração, conversão e retenção de clientes por meio da geração de valor sobre um produto, serviço ou marca. A função do marketing é compreender o mercado e os consumidores para criar relacionamentos valiosos e gerar lucro.” Vitor Peçanha – Co-fundador da Rock Content

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.” Resultados Digitais

“A função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.” Philip Kotler – Livro Marketing de A a Z.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” Philip Kotler – Livro Marketing 3.0.

“Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.” Dicionário Licenciado para a Oxford University Press (Aplicativo Dicionário Apple OS Catalina).

“Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.” American Marketing Association (2008) citada no Livro Administração de Marketing de Kotler e Keller (2012).

“Administração de marketing é a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente.” Philip Kotler – Livro Administração de Marketing (2012).

“É um sistema total de atividades de negócios desenvolvidas para planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que satisfaçam os desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”. Michael J. ETZEL – Livro “Marketing” (2001).

Quais são os pontos em comum sobre as definições de Marketing?

A partir dessas definições, podemos entender Marketing observando os seguintes pontos:

  1. Marketing tem a ver com criar valor. Criar uma proposta de valor alinhada com as necessidades do mercados-alvo que a empresa pretende atingir.

  2. Marketing tem a ver com entregar valor. Criar uma boa experiência para o cliente.

  3. Marketing tem a ver com comunicar valor. Chamar a atenção do cliente. Fazer com que o produto e o serviço sejam conhecidos e percebidos como algo de valor.

  4. Marketing tem a ver com atração, conversão e retenção de clientes.

  5. Marketing é um conjunto de conhecimentos e processos. É feito por etapas, possui técnicas e ferramentas.

  6. Marketing deve ajudar a empresa a atingir seus objetivos organizacionais.

Podemos enxergar, portanto, que o escopo das atividades de Marketing vai além da área de comunicação com o mercado e os demais públicos estratégicos.

Qual é o objetivo do Marketing?

O objetivo do Marketing é fazer com que a oferta de valor que a empresa disponibiliza ao seu mercado-alvo (seus produtos ou serviços), tenha uma alta percepção de valor, ou seja, seja reconhecida como algo de valor. Isso é criar valor para a empresa, para sua marca e para seus produtos e serviços.

O que devemos esperar do Marketing na nossa empresa?

Depende do nível de atuação que a área de Marketing atinge dentro da empresa. Na grande maioria das organizações, o Marketing está mais focado na função de comunicar a proposta de valor. Sendo assim, você deve esperar resultados relacionados à construção de uma imagem forte, deve esperar visibilidade para a marca, atração de clientes em potencial e relacionamento com públicos estratégicos.

Se o Marketing também atuará na função de entregar valor, você deve esperar que a área contribua diretamente para criar excelentes experiências para os cliente, pensando no fluxo de atendimento, nos pontos de contato que o cliente terá com o serviço (do estacionamento ao pagamento, por exemplo), na usabilidade de produtos e serviços.

O Marketing também deve atuar na função de contribuir com o planejamento de produtos e na precificação. A expectativa é de que o Marketing oriente o desenvolvimento do produto e sua precificação de acordo com o mercado-alvo e com o posicionamento de mercado. Para isso, espera-se que o Marketing conheça bem os clientes e traga informação que ajude nas definições de Produto e Preço.

Ressaltamos que, para cumprir suas funções de guardião da geração de valor da empresa, o Marketing precisa se relacionar com todas as áreas, em especial as áreas de desenvolvimento de produto, área comercial, pós-vendas e de recursos humanos. Por meio desse relacionamento, o Marketing trabalhará a construção de valor de “dentro” para “fora” da empresa, criando uma imagem forte junto aos colaboradores que se transformará em engajamento e comprometimento com a geração de valor para os clientes.

Para saber um pouco mais sobre o papel do Marketing na sua empresa, acesse o artigo: “Como o Marketing pode ajudar o meu negócio?”. Clique Aqui!

Até mais!

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