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O planejamento estratégico organizacional em tempos de pandemia

Planejamento significa basicamente antecipar cenários e organizar a empresa para enfrentá-los. E quando o cenário chega mais rápido do que o planejamento? É costumeiro que as organizações foquem no planejamento tático e operacional porque os resultados são mais imediatos, porém o longo prazo pode ser encurtado quando o ambiente organizacional enfrenta uma crise mundial como uma pandemia. Nesse momento, quando cenários que só aconteceriam daqui a 10 anos foram antecipados, é hora de focar no planejamento estratégico.

Sem descuidar do planejamento técnico e operacional que mantém sua empresa funcionando, é o momento de reunir a alta administração, o conselho e rever se, para a conjuntura em que sua empresa está inserida, é necessário, pensando a longo prazo, que mudanças estruturais sejam implementadas. É o momento de fazer um check up geral para reforçar as estruturas do negócio.

É o momento de reforçar o marketing upstream, quando trazemos a visão do cliente para dentro do negócio, para entender quais são as novas necessidades desse consumidor frente a esta crise generalizada ocasionada pela pandemia. Só assim as ações do técnico e do operacional serão direcionadas para o caminho certo, o de resolver a dor do cliente.

Para que um bom planejamento estratégico organizacional seja feito é preciso que ele esteja apoiado em quatro alicerces: imersão, mapeamento, métrica e monitoramento. Além disso, eles precisam ser cumpridos por uma empresa ou consultor especialista na área, pois a visão de fora do negócio é importante para trazer à tona problemas mascarados por uma política organizacional enraizada.

A imersão

É quando sua empresa passa por experimentações, dinâmicas com os líderes que tomam as decisões do negócio, stakeholders diretos. A equipe toma uma injeção de clareza através da análise de ambientes interno e externo.

O mapeamento

Após a imersão, a mente fervendo de novas ideias e insights, o grupo precisa estruturar o conhecimento para viabilizar ações orquestradas. Neste momento, a consultoria especializada orienta a elaboração do planejamento estratégico da empresa, define novos objetivos e constrói o mapa estratégico do negócio.

As métricas

Com o mapa definido, é fundamental que se tenha uma definição de indicadores de desempenho dos novos projetos para que cada setor responsável pela execução tenha ciência de que as decisões tomadas estejam dentro do planejamento e com os resultados alcançados. Caso algo saia do normal, facilmente será resolvido e redirecionado.

O monitoramento

A eficiência dos processos de uma empresa depende se eles estão sendo monitorados. Quem nunca escutou que: o que não se mede, não se gerencia? Escolher uma empresa que tenha como foco cuidar da sua empresa é o caminho para que sua equipe se concentre no que gera mais resultado. O acompanhamento e implementação dos resultados são os alarmes de incêndio que disparam a qualquer sinal de fumaça.

Se você pensou que são muitos processos e que sua empresa não possui tempo para tal, o NúcleoHub pode ser a solução. Nossa empresa já atendeu clientes em diversas áreas e tem experiência no planejamento em diversos cenários externos. Qual é o seu desafio?

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