Marca não é logo. Marca é o que “marca”.

Muita gente, no dia a dia, acaba tratando como sinônimos os termos marca e logo. Apesar de relacionados, marca e logo não são as mesmas coisas.

Logo é a expressão visual da marca. É uma forma gráfica de representar uma marca. É uma forma gráfica de identificar um produto ou serviço.

Marca, por sua vez, é algo bem mais abrangente.

Eu gosto muito da definição de marca da especialista em Branding Laura Busche:

“Marca é a história que o consumidor lembra quando pensa em você”.

Marca é o que marca.

Tem a ver com experiência. Mexe com os sentidos. Provoca sensações. Desperta sentimentos.

A marca Apple não é a maçã mordida. A maçã mordida nos faz lembrar de vários atributos. Esses atributos é que formam a marca Apple. Tecnologia, facilidade de utilização, inovação, ousadia.

A marca McDonald’s, não é o nome McDonald’s nem seus arcos dourados. Tanto não é que ela fez uma ação onde mudou as fachadas das suas lojas utilizando termos pelos quais a marca é chamada, como “Méqui” e Emicidonálds”. A marca McDonald’s é sinônimo de uma refeição de preparo rápido, que sacia e é saborosa.

Tem marca que nem precisaria assinar a propaganda para sabermos de quem estamos falando. O Itaú não precisaria colocar o seu logo no vídeo para sabermos de quem se trata. A empresa trabalha tão bem sua marca que, quando vemos aquela cor laranja, já sabemos quem está falando.

Marca não serve apenas para dizer que um produto foi feito por uma determinada empresa. Marca deve traduzir o jeito de ser de uma empresa, a forma como ela faz negócios. Marca deve deixar claro qual é a promessa da empresa, de um produto ou serviço, e como essa empresa se diferencia do concorrente.

Ter um logo e uma identidade visual que expresse esse jeito de ser da empresa, juntamente com a escolha do nome, é muito importante. Porém, antes disso, é importante fazer uma reflexão sobre a promessa da marca, a sua personalidade, o seu jeito de ser, os seus valores. Dessa forma, a criação do nome, do logo e da identidade visual serão mais bem direcionados.

Marca se constrói de dentro para fora.

Outro ponto muito importante no processo de construção e gerenciamento de marca é o fortalecimento da marca para o time de colaboradores. É o conjunto das atitudes dos colaboradores que irá fazer com que a marca ganhe vida. A equipe precisa, portanto, conhecer o posicionamento da marca, o que ela promete, qual a sua diferença para os concorrentes, no que a marca acredita. Dessa forma, os funcionários poderão expressar a personalidade da marca no seu dia a dia, no atendimento aos parceiros e clientes, na defesa da marca em momentos de crise.

Por isso, marca se constrói de dentro para fora da empresa.

Qual é a marca que sua empresa quer deixar nos seus colaboradores, parceiros e clientes?

Qual é a história que você quer que as pessoas lembrem quando pensarem na sua empresa?

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