Entenda o algoritmo do Instagram e potencialize seus resultados na rede social

Só se fala em algoritmo nas mídias digitais. Quando se trata do algoritmo do instagram, então, uma chuva de achismos ronda a plataforma em busca de driblar a inteligência artificial que gerencia esses algoritmos. Mas você entende como ele funciona? Uma coisa eu posso dizer, ele é mais pessoal do que você imagina.

Experiência no mercado, pesquisas e testes são os guias para empresas e especialistas em marketing de conteúdo traçarem uma ideia do comportamento da ferramenta. O instagram valida muito pouco do que se diz sobre o comportamento da plataforma, afinal, o algoritmo foi feito com o intuito de gerar lucro para a empresa Instagram. Então, os profissionais do mercado precisam estudar e testar muito para saberem como surfar a onda dos lucros e vantagens que as redes sociais oferecem.

Dito isso, mais do que cálculos mirabolantes, o algoritmo do instagram usa uma linguagem como base: a do relacionamento. Se você consegue se relacionar bem e de forma consistente com seu público, você terá mais relevância. O algoritmo do instagram avalia sua relação com os perfis para entregar o conteúdo para a audiência.

linguagem do algoritmo do Instagram voltado para o relacionamento

Portanto, está na caixinha do relacionamento a chave para atrair mais pessoas e, por consequência, o seu conteúdo ser impulsionado ou entregue pela plataforma que oferece cinco superfícies distintas: o Feed, o Stories, o IGTV, o Reels e as Lives. Como usar cada um deles rende outro post neste blog, vou me ater à linguagem do algoritmo que pode ser aplicada em qualquer plataforma.

Desde que o feed deixou de ser cronológico, ou seja, mostrar as postagens no tempo real que alguém postava, começou uma busca para entender como aparecer mais para seu público e ganhar mais curtidas e seguidores. Aí veio Zuckerberg e extinguiu a contagem pública de curtidas em 2019, colocando em xeque a real importância de ver seus posts com o maior número de curtidas.

A partir de então, observa-se que comentar, compartilhar e salvar um post gera bem mais engajamento e manda a seguinte mensagem para o colega Zuckerberg: esse conteúdo gerou valor para alguém e, por isso, tem importância. Ou seja, seu post conversou com sua audiência. Pronto, essa é a linguagem do algoritmo e ela é bem pessoal.

Por isso, se você deseja apoiar o conteúdo de alguém ou de uma empresa do coração, tenho algumas sugestões com base no relacionamento com sua audiência. Se o seu caso é ver o seu próprio perfil crescer e não consegue fazer isso sozinho, vale a pena contratar uma empresa especialista no assunto que vai te ajudar a traçar um objetivo e te levar a alcançá-lo.

Agora, vamos às dicas para quem deseja ajudar sua marca do coração a crescer?

Comente na postagem

Agregue valor ao perfil que você ama fazendo comentários sobre o conteúdo e como ele te ajudou em algum aspecto. Postagens com um número bom de interações podem ser entregues a mais pessoas. Até um emotion ajuda.

Compartilhe o conteúdo para quem possa gostar dele

Você ajuda bastante quando compartilha a postagem com o intuito de divulgar o conteúdo para alguém que vai se beneficiar dele. Não basta compartilhar, é importante que ele gere valor para outra pessoa.

Salvar o post

Gostou? Compartilhou? Então o conteúdo fez sentido pra você. Agora salve o post para ler em outra ocasião. Oficialmente, o Instagram não confirma essa informação, mas diversos especialistas já testaram e observaram um aumento da entrega de um conteúdo quando ele é salvo por mais pessoas

Adesivos de interação

Parece uma brincadeira, muitas vezes. Mas não é! Interaja com esses adesivos, responda às perguntas, mande perguntas. Quanto mais você se engajar no conteúdo do perfil, mais ele ganha alcance, aparecendo mais para você e para outros públicos.

Exercite o networking

Se relacionar virtualmente precisa ter consistência, são muitas informações e postagens durante o dia e você precisa se destacar entre elas. Exercite seu networking, coloque uma meta diária de comentários em páginas que você deseja apoiar. Você receberá mais conteúdos desse perfil e ainda ajudará sua marca do coração a crescer.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Fale conosco! O NúcleoHub tem uma equipe de especialistas sempre antenada com as ferramentas de acompanhamento e as métricas próprias do meio para que se crie um planejamento específico para seus interesses.

Estamos à disposição.

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