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Como o Marketing pode ajudar o meu negócio?

No universo empresarial, o senso comum enxerga o Marketing como técnicas para dar visibilidade para produtos e serviços e estimular vendas.

Não é uma visão errada, mas sim, limitada. A visibilidade (promoção) é apenas uma das formas que o Marketing pode ajudar o seu negócio.

Para ampliarmos o olhar sobre esse assunto, precisamos compreender de forma prática, o que é Marketing.

Existem diversas definições para o termo. O meu entendimento particular sobre Marketing relaciona a atividade com a criação de valor.

Para mim, Marketing é um processo para criar, entregar e comunicar valor.

Processo aqui é entendido como método, como a forma de fazer algo. Possui técnicas, ferramentas e sequência de ações.

Processo para criar, entregar e comunicar valor. E o que é valor?

Valor é o que sua empresa oferece aos seus públicos. Valor é algo que as pessoas valorizam e pelo qual estão dispostas a pagar.

Valor não é o seu produto ou serviço. É o benefício que o seu produto ou serviço promove. As pessoas não querem comprar o produto ou o serviço, querem comprar o benefício que ele gera.

Qual é a proposta de valor da sua empresa? Quais os benefícios seus produtos e serviços proporcionam?

A construtora A, B e C vendem apartamentos, mas a construtora A entrega luxo e status, a construtora B entrega certeza de valorização do imóvel e a construtora C entrega inovação. Você sabe exatamente o que esperar de cada uma delas. Cada uma tem a sua proposta de valor principal, que as diferenciam umas das outras.

Criar essa proposta de valor é a primeira coisa que o Marketing pode fazer pelo seu negócio. Existem técnicas para a construção dessa proposta de valor, para a construção do seu posicionamento de marca, para a modelagem do seu produto ou serviço.

Tendo clareza sobre a sua proposta de valor, o Marketing pode te ajudar a estruturar a forma como essa proposta de valor será entregue. A entrega de valor diz respeito à experiência que os seus clientes e consumidores terão com seus produtos e serviços. Entregar valor significa pensar em todos os pontos de contato com os clientes e consumidores. É o estacionamento, o ambiente da loja, a facilidade do aplicativo, o suporte 24h, a hora de receber a conta, a forma de pagar, a forma de receber o produto etc. O Marketing também está preocupado com isso. Pois, no processo de construir uma marca de valor, não basta ter um produto ou um bom serviço, a experiência faz toda a diferença.

Tenho uma proposta de valor clara e entrego uma experiência de valor para os meus clientes. O próximo passo é comunicar a proposta de valor. As pessoas precisam saber que eu existo. Além disso, preciso apresentar a minha proposta de valor como uma excelente solução para atender a demanda dos meus clientes e consumidores. É o momento de fazer com que minha solução seja desejada. É uma das formas de fazer com que a marca seja lembrada.

A partir do entendimento desses três pilares básicos, é possível desdobrar diversas ações para que o Marketing contribua para que os objetivos da sua empresa sejam atingidos.

Antes de comunicar a proposta de valor é preciso ter clareza do que iremos comunicar. Muitas empresas não têm de forma clara o que realmente oferecem para os seus clientes. Outras até sabem o que oferecem, mas estão desconectadas com contexto do mercado e da concorrência e acabam não se diferenciando.

Ter uma proposta de valor clara e que diferencia sua empresa das demais, é fundamental para sobreviver em um mercado tão competitivo.

Ótima semana a todos.

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