Como Fazer O Post Perfeito nas Redes Sociais

Um infográfico sensacional que traz dicas importantes de como elaborar posts em diversas redes sociais.

Muito didático e ilustrativo.

Como de praxe, antes do infográfico, alguns comentários.

Facebook

  1. Forneça informação relevante (serve para todas as redes).

  2. Avalie sempre se a chamada está atrativa, instigante, convidativa ao clique. Deixe claro o que o usuário vai ganhar se clicar (conhecimento, aprimoramento pessoal, facilidade no trabalho, prêmios etc.). Desperte a curiosidade.

  3. Usar um tom positivo é importante. Positividade inspira e estimula o compartilhamento.

  4. Use o encurtador de links Bit.ly. Com ele você poderá acompanhar quantos clics seus posts tiveram. Eu costumo fazer uma tabelinha com o título do post e quantos clics e visualizações eles tiveram.

  5. Poste imagens, elas geram mais engajamento. O tamanho perfeito é 800×600. (imagens são melhores que as miniaturas geradas automaticamente)

  6. Esteja disponível e responda todos os comentários, o verdadeiro engajamento está no diálogo.

Twitter

  1. Use call to action, convide o usuário a fazer alguma ação: conheça, clique, aprenda, saiba mais…

  2. Não esqueça de usar o Bit.ly.

  3. Não abra mão do português correto por conta dos 140 caracteres. Exercite seu poder de síntese.

  4. Use perguntas, fatos, desperte a curiosidade.

  5. Faça menções de usuários que podem se interessar pela sua mensagem e compartilhá-la.

  6. Utilize #hashtags.

  7. Pense nos retweets que as pessoas podem dar. Deixe uns 20 caracteres para que as pessoas possam inserir algum conteúdo.

  8. Utilize o BrandMentions para obter o histórico dos dados dos seus posts no Twitter e obter insights valiosos para sua estratégia.

Pinterest

  1. O gráfico traz algumas técnicas que geram maior engajamento como utilizar imagens coloridas, imagens que possuem predominância de vermelho e laranja geram mais repins, não utilizar faces humanas, use o formato retrato (não paisagem).

  2. Eu gosto de postar infográficos. Infográficos são úteis.

Google+

  1. Mencione pessoas e marcas para gerar interações.

  2. Use imagens 800×600.

  3. Utilize #hashtags

  4. Participe de comunidades e grupos (isso também serve para o Facebook). Selecione grupos que tenham a ver com o tema dos seus posts, leia as regras para publicar e só publique se o conteúdo for útil, não faça posts promocionais.

  5. Tente relacionar os seus posts com os trend topics (isso também serve para o Twitter), pois quem procurar informações sobre esse tema pode acabar encontrando seu conteúdo.

Instagram

  1. Faça uma boa edição da imagem para torná-la mais atrativa.

  2. Na hora de fotografar planeje a imagem para que o objeto, o tema, a informação principal, ocupe 2/3 da foto, é mais agradável para a visualização.

  3. Use #hashtags.

  4. Use descrições instigantes para estimular o diálogo.

  5. Sempre responda os comentários, estreite relacionamento com seus públicos.

Vine

  1. Encontre um estilo, pode ser louco, romântico, praia, urbano, street art, mistério etc. assim você cria uma identidade.

  2. Planeje o vídeo para um loop infinito, onde a cena final deve interagir com a cena inicial.

  3. Tenha bom senso, não edite em excesso, não faça vídeos tremidos e cuidado com os barulhos de fundo.

Por fim os gráficos trazem dicas sobre os melhores e piores horários para postar em cada rede, eu acrescentaria duas observações:

  1. Veja sempre os horários que os seus fãs e seguidores costumam estar logados. O Facebook traz essa informação para as fan pages. O Tweriod traz essa informação para o Twitter.

  2. Coloque-se no lugar do seu público de interesse. Se pergunte quando é mais interessante postar um conteúdo mais denso, informativo e quando é melhor postar um conteúdo mais leve, de entretenimento.

Finalmente o infográfico.

#marketingdigital #Planejamento #RedesSociais

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