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Como a infraestrutura do seu site pode afetar sua estratégia de SEO e Marketing?

Qual o objetivo de uma estratégia de SEO?

De forma simples e direta, trazer mais visitantes ao seu site. Mas por que infraestrutura é importante se a estratégia de SEO é para trazer visitantes ao meu site? Ué, quem suportará todos os visitantes chegando ao seu site provenientes de uma boa campanha de marketing e estratégia de SEO? Respondemos para você: a infraestrutura! Desta forma, um não vive sem o outro e ambos precisam de atenção total para o sucesso.

Já imaginou fazer uma campanha de marketing muito boa, ter um site completamente otimizado e preparado para SEO, mas a sua infraestrutura de servidores/hospedagem não consegue suportar a carga de visitantes, ou demora muito para abrir o site para o usuário? Isso vai causar uma experiência horrível para o usuário que, muito provavelmente, não terá paciência de navegar no seu site por muito tempo.

Talvez você não saiba ainda, mas infraestrutura tem um impacto muito elevado em qualquer estratégia de comunicação e qualquer problema com este recurso vai afetar todo o esforço dispensado no seu planejamento.

Afinal, o que é SEO?

Primeiro, vamos recapitular o que é SEO? A definição mais simplificada é que SEO é o processo de otimização do seu site para os motores de busca. Otimização no contexto de SEO significa:

  1. Certificar-se de que os motores de busca podem acessar e indexar seu site sem problemas;

  2. Ter conteúdo de alta qualidade que corresponda à intenção de quem pesquisa;

  3. Dar aos rastreadores dos mecanismos de busca os sinais certos para entender a estrutura do seu site;

  4. Ajudar os spiders dos mecanismos de busca a entender o significado (contexto) do seu conteúdo;

  5. Dar aos algoritmos dos mecanismos de busca razões para confiar em seu site e classificá-lo acima de outros sites.

Depois de fazer tudo isso corretamente, seu site será SEO amigável e um candidato a aparecer na página de resultados dos motores de busca para muitas pesquisas (relacionadas ao seu conteúdo). Para obter uma visão geral, veja abaixo os três pilares principais do SEO: SEO técnico, SEO na página e SEO fora da página.

SEO técnico: refere-se ao processo de otimização do seu site para a fase de rastreamento e indexação. Com o SEO técnico, você pode ajudar os mecanismos de buscas a acessar, rastrear, interpretar e indexar seu site sem problemas.

SEO na página: está relacionado ao conteúdo e como você pode torná-lo mais relevante para o que o usuário está pesquisando.

SEO fora da página: é o processo de obter menções (links) de outros sites para aumentar a confiança durante o processo de classificação. Desta forma, todos os pilares têm que trabalhar juntos para um site totalmente otimizado.

Agora que você já viu sobre as técnicas de SEO, explicaremos porque infraestrutura é importante e deve estar em conjunto com as práticas de SEO aplicadas.

Todos os buscadores, atualmente, levam em consideração os pontos descritos abaixo que são os mais importantes quando se pensa em infraestrutura de sites para valorizar a campanha de Marketing que você está criando.

Performance e Desempenho

Seu site precisa estar otimizado e deve ser rápido. Usuários costumam abandonar sites que demoram muito para carregar, e inclusive o – usuário super exigente – Google recomenda que os sites indexados não demorem mais do que 1,5 segundos de carregamento. Isso envolve desde técnicas aplicadas na escolha da tecnologia usada no website, como otimizações e configurações específicas a nível de infraestrutura, além de recursos de processamento disponíveis para suportar a carga exigida pelos visitantes.

Uptime

Seu site deve estar online quase que 100% do tempo. Sabemos que é impossível obter uptime de 100% por vários fatores, mas seu site precisa estar o máximo de tempo possível online. Pior do que navegar por site lento, é navegar em site que está sempre fora do ar, inclusive os robôs dos buscadores penalizam sites que costumam ficar fora do ar muitas vezes.

Segurança

Você pode não achar que é importante quando estamos falando de SEO e Marketing, mas tenha a certeza de que segurança é extremamente importante. Primeiro, você deve certificar-se de que seu site possui um certificado digital e utiliza protocolo HTTPS/2. Sites que não usam certificado digital (SSL), são penalizado pelos buscadores, e um alerta no browser do usuário de ‘site não seguro’ é sempre exibido. Além disso, se você trafega informações importantes de clientes, você obrigatoriamente precisa de um certificado instalado em seu site.

Você deve prevenir que os recursos do seu site sejam utilizados por terceiros. Tecnologias desatualizadas (CMS, PHP, MySQL, Apache/Nginx, OS, etc) deixam seu site vulnerável para invasão. Isso pode causar lentidão, instabilidade, roubo de informações dos seus usuários, trazer imagem negativa para sua marca e penalizar seu site nos buscadores uma vez que o Google, por exemplo, exibirá ao usuário que seu site é malicioso e que ele não deveria acessá-lo.

Escalabilidade

Este é o principal motivo de sempre sugerirmos aos nossos clientes que utilizem nuvem para executar seus sites e aplicações. Imagine passar o ano inteiro executando uma carga de trabalho simples em seu site, e no final do ano na black friday você precisa de mais recursos por que sua loja virtual está veiculando várias promoções para atrair usuários. Na nuvem você pode aumentar os recursos da sua infraestrutura e quando não precisar mais, pode diminuir para o que utilizava antes. Isso é fantástico, você aumenta e diminui quando quiser e sob demanda, sem pagar todos os outros meses por recursos ociosos que você não utiliza de fato.

Recursos adicionais

Aproveite tudo que sua infraestrutura pode oferecer, otimize o máximo de serviços (PHP, MySQL, Nginx, SO, Plugins, etc) que puder para melhor performance, tenha DNS redundante, use CDN, SSL, cache e cuspa (literalmente) expires para todos os usuários.

Com todos estes motivos, temos em mente que uma boa campanha de Marketing e estratégia de SEO não obtêm sucesso sem olhar para a infraestrutura do seu site ao mesmo tempo. Sabemos que o time de Marketing precisa trabalhar em harmonia com o time de Vendas, porém é muito importante também que trabalhe da mesma forma com o time de TI pois, estão no mesmo time e possuem o mesmo objetivo.

*Esse artigo foi escrito por Kelvin Soares, Líder de Operações da Tridi Cloud, empresa que atua no segmento de Tecnologia da Informação e é especializada em gerenciamento de infraestruturas tecnológicas, com foco em operações em nuvem. A Tridi é parceira NúcleoHub e pode ajudá-los em sua jornada para a nuvem e a otimizar sua infraestrutura para uma melhor performance, disponibilidade e segurança.

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