O e-mail marketing, sendo utilizado de maneira correta, é uma ferramenta excelente para estreitar o relacionamento com seus clientes.
Seguindo as regras de boas maneiras é possível obter excelentes resultados de venda e reforço de marca.
Uma dúvida constante diz respeito aos melhores horários para realizar as campanhas de e-mail marketing.
O site Kissmetrics publicou um estudo que traz algumas informações sobre as taxas de sucesso das campanhas em relação a determinados horários.
São dicas interessantes, pois trazem um pouco de aspectos comportamentais que justificariam essas taxas de sucesso.
O que chamou atenção:
Antes de mais nada, devemos interpretar os dados com o foco em taxa de abertura de e-mails, ou seja, são os horários que os clientes costumam abrir e-mails promocionais, não necessariamente são os melhores horários para enviar as campanhas.
Da meia noite às 6h da manhã os destinatários não costumam ler e-mails promocionais.
Das 6h às 10h da manhã as pessoas costumam olhar seus e-mails antes de se focarem no trabalho. Segundo o estudo é o 2º período do dia com maior índice de leitura de e-mails.
Das 10h até às 12h os índices de leitura caem, pois nesses horários os destinatários costumam estar mais focados no trabalho.
Entre 15h e 17h o rendimento no trabalho costuma cair um pouco, assim, as pessoas se distraem um pouco olhando os e-mails.
Entre 19h e 22h os e-mails possuem uma excelente taxa de leitura e conversão, pois os consumidores estão relaxando e estão com a atenção mais direcionada para assuntos pessoais.
As taxas de relato de abuso por parte dos destinatários aumentam nos finais de semana, assim como as taxas de erro.
A melhor frequência de envio de e-mails está entre 1 e 4 envios por mês.
As dicas são importantes, mas cada empresa precisa testar muito até encontrar os melhores horários para realizarem seus disparos de e-mail, pois cada perfil de público possui sua peculiaridade.
Por exemplo, o estudo diz que as taxas de abertura e clics costumam ser maiores nos finais de semana. Esse dado merece atenção especial, pois já testei envios de e-mails marketing para serem lidos nos finais de semana e tive um taxa muito baixa de abertura e clics.
Confira o infográfico completo:
